Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade
Escrito por CLUBEFM em 22/05/2025
O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade foi criado em 2004 e é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio. Foi criado com o intuito de sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações da obesidade na saúde. A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, assim como incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Dra. Marisa França – Nutricionista
À data da criação desde dia, a Direcção-Geral de Saúde considerou que, caso nada se fizesse para combater esta realidade, cerca de 50% da população portuguesa poderia ser obesa em 2025.
Neste contexto, pretende-se também promover os principais fatores que ajudam a proteger desta condição de doença, nomeadamente a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de exercício físico e descanso adequado.
A obesidade é uma doença crónica caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal, normalmente associada a peso excessivo. É um fator de risco para muitas outras doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios músculo-esqueléticos e diversos tipos de cancro.
Estima-se que no mundo, em 2022, 1 em cada 8 pessoas viviam com obesidade sendo esta uma das principais causas de morte precoce. Em Portugal, quase 2 em cada 10 pessoas tem obesidade (17,7%). A obesidade infantil é também preocupante e atinge cerca de 13,5% das crianças portuguesas.
A obesidade é desencadeada por diversos fatores dependendo, em grande parte, de hábitos de estilos de vida desadequados. A boa notícia é que estes hábitos são modificáveis e como tal, é possível reverter a situação de obesidade. Para tal é importante ter apoio de uma equipa de saúde, em que o seu médico ou um nutricionista são um importante apoio.
• O que foi feito?
• Como se mitigou este grave problema de Saúde Pública?
• Que prioridade foi dada à promoção da saúde?
• Quais as recomendações para combater a obesidade e promover um estilo de vida saudável?
Decorridas duas décadas, continuamos a dizer que:
• A obesidade é um dos principais fatores de risco para a morte prematura;
• A obesidade está associada a 4,7 milhões de mortes em todo o mundo em 2017;
• A obesidade é responsável por 8% das mortes globais em 2017;
• A obesidade é o 4º fator de risco que mais contribui para o número total de mortes (9,4%) em Portugal em 2017 (5º fator de risco em 2004);
• Mais de 20% da população adulta é obesa e mais de 60% tem excesso de peso em Portugal em 2016 (15,4% e 53,3% em 2004);
• 31,7% das crianças entre 2-4anos (2016) e 29,6% entre 6-8 anos têm excesso de peso em Portugal (2019) (31,7% e 35,6% em 2010, respetivamente);
Os números falam por si, é inquestionável a necessidade de ação. Ação efetiva e dirigida. Uma aposta na promoção da saúde.
É necessário a criação de políticas multissectoriais que facilitem a mudança de comportamentos, nomeadamente a criação de ambientes que promovam a prática de exercício físico e permitam um acesso facilitado a alimentos e produtos alimentares saudáveis. A mensagem é tornar a escolha saudável a escolha mais fácil.