MIUT 115
Autor: RÁDIO a 01/03/2025
Devido ao incêndio devastador que ocorreu em agosto passado no Maciço Central da Madeira, o percurso original teve de ser alterado para a edição do MIUT para 2025.
A prova MIUT 115 terá início às 00h00 do dia 26 de abril de 2025 (meia-noite entre os dias 25 e 26), no centro de Porto Moniz. A seção inicial levará os corredores por trilhos sinuosos e levadas ao longo da costa norte durante a noite, em direção ao planalto do Paúl da Serra, no maciço montanhoso ocidental. A primeira grande subida conduz ao icónico Fanal, seguida por um percurso direto até Estanquinhos, evitando a descida para o Chão da Ribeira.
O segmento seguinte levará os participantes por São Vicente, antes de seguirem pela estrada até Ponta Delgada — a única alternativa viável para esta parte da corrida. De Ponta Delgada, o percurso retorna aos trilhos, passando por Boaventura, São Jorge e Ilha. Após Ilha, os participantes irão em direção ao Pico Ruivo. Sem alcançar o cume, virarão à esquerda para descer em direção ao Pico das Pedras, passando pela Achada do Teixeira no caminho.
Do Pico das Pedras, o percurso continua até Cruzinhas, subindo depois para o Ribeiro Frio e Chão das Feiteiras. O trecho final é maioritariamente em descida, com passagens por Portela e pelo pitoresco trilho do Larano, ligando à levada do Caniçal via Boca do Risco. A prova termina com uma secção ao longo de uma levada que leva até Machico, onde a meta espera no Fórum Machico.

© João Faria
Sendo a prova rainha do Trail Running na Madeira, o MIUT tem conseguido, ano após ano, juntar um conjunto de atletas da elite do ITRA – International Trail-Running Association, acompanhados por várias centenas de outros atletas, que a cada ano que passa, tornam a lista de inscritos cada vez maior, ultrapassando já os dois mil participantes.
Sendo a prova maior com 115km e 7100 d+, o desafio de travessia da ilha de uma ponta à outra é, sem dúvida, e descrito por muitos, uma verdadeira experiência de vida.
A diversidade e o deslumbramento das paisagens que estes atletas vão encontrando ao longo do percurso, os desafios de longas descidas e subidas é, para a maioria, o que torna esta aventura ainda mais rica.